Para bem viver, coma com calma.
Por: Lidiane VasconcelosÉ fácil demais reduzir o momento da refeição a apenas morder, mastigar e engolir. Quem nunca comeu uma refeição inteira sem perceber o que estava fazendo? Comer deveria ser um momento prazeroso, e pode tornar-se, sim, uma experiência bastante positiva se a gente põe reparo no que está comendo.
Esse momento do dia pode ser mais que apenas nutrir fisicamente o corpo, mas alimentar também os sentidos. Experiemente, da próxima vez que fizer uma refeição:
1 – Eliminar distrações como TV, computador e celular. Esse hábito nos leva a comer mais e com menos qualidade, porque sequer notamos o que comemos, ou quanto comemos.
2 – Diminuir a velocidade das garfadas, repousar o garfo no prato enquanto mastiga, mastigar bem, engolir… e só então partir para outra garfada. Como saborear a comida se houver pressa no processo?
3 – Prestar atenção no que come, e avaliar: você gosta mesmo disso? Experimente novos sabores, e avalie: o que achou? Colocar reparo no que está comendo, como e o quanto, te dará clareza sobre se sua alimentação está alinhada com o que você deseja. Esse é um bom ponto de partida para mudar o que for necessário, ou confirmar que você está no rota que deseja estar.
Saborear a vida no que é essencial é o que faz tudo valer à pena!
Imagem: Travis Yewell via Unsplash
Nossos Links:
Projeto Lar Bonito Lar |
Projeto Bem Viver Organizada |
Facebook |
Instagram