Redes sociais: debates x equilíbrio.
Por: Lidiane VasconcelosJá reparou como tem havido debates ferrenhos em redes sociais, sobre os temas mais diversos, e como defender as próprias ideias sem desrespeitar o outro é difícil? O maior desafio é agir com ética e abertura para mudar, desde que os argumentos do interlocutor façam sentido. Quem dera houvesse o desapego da ideia de que debate é sinônimo de embate. Não é. Debate é diálogo, e deveria dar espaço a entendimento, o que praticado com equilíbrio ampliaria as ideias. E por que isso tem sido tão difícil?
Muitos de nós pensamos de maneira diferente uns dos outros, e tudo bem. Eu diria que isso é ótimo! Alguém já disse que a unanimidade é burra, e eu concordo com isso. Falta muita gente entender que pensar diferente é um direito, e respeitar isso, e aceitar essas diferenças em círculos de amizade, trabalho, em redes sociais, aplicativos de mensagens, e por aí vai. Liberdade para permitir a manifestação alheia, respeito para não atropelar o interlocutor, e bom senso pra manter valor num debate andam em crise também.
Ouvir a opinião de outra pessoa é sinal de respeito, e isso não nos obriga a mudar a nossa em absolutamente nada, e esse é o principal exercício, porque nos leva a um debate qualificado intelectualmente, permeado por novos aprendizados, com abertura de horizontes. Quem se propõe a um encontro de ideias delineado dessa forma, sabe bem: uma boa conversa é uma fonte riquíssima de conhecimento. Usar de truculência, grosseria ou desrespeito para impor uma opinião já deveria estar em desuso, e é no mínimo assinar atestado de complexo de inferioridade…
Não há nada mais cansativo que um arrogante intelectual. Pessoalmente tenho preguiça deles, e é muito fácil dar de cara com um, sobretudo em redes sociais ou aplicativos de mensagens. Pode reparar: esses gladiadores estão em todos os ambientes virtuais. Acho uma pena, porque penso que nesses espaços poderíamos exercitar melhor, e lindamente, a capacidade de trocar opiniões de maneira respeitosa. Discutir pra chegar a um ponto em comum, mantendo o limite do respeito, deveria ser regra seguida por todos. Quando se tem o objetivo de ter razão, e apenas isso, é quando tudo desanda…
Imagem: Pixabay
Nossos Links:
Projeto Lar Bonito Lar |
Projeto Bem Viver Organizada |
Facebook |
Instagram