Como manter a casa limpa e organizada com menos esforço?

Por: Lidiane Vasconcelos
Como manter a casa limpa e organizada com menos esforço?

Eu não tenho nada contra o uso de mão de obra contratada para cuidar da casa, até porque já usei bastante, sobretudo quando estava com um barrigão de Artur, e em seguida, quando ele era bem pequeno. Antes disso, não havia usado. Agora, com ele mais crescido, também optei por abrir mão desses serviços. Gostei da experiência, mas confesso que gosto de cuidar da minha casa, eu mesma. Isso não significa, contudo, que passar horas envolvida com esse tipo de atividade faça a minha cabeça, pois tenho vários outros interesses na vida, como projetos pessoais, cuidar de mim, do meu filho e do casamento.

Ninguém merece passar a vida cuidando da casa, por isso eu trouxe dicas e ideias que facilitem esse trabalho de deixar a casa limpa e organizada no dia a dia - sem neuras! - em menos tempo, e com o mínimo de esforço. Você está a fim de conhecer ideias e estratégias nesse sentido? Vem comigo!

1 – Se não moramos sozinha, todos devem colaborar. Até os pequenos podem ser envolvidos nesse processo. Não precisa eu dizer que o marido deve estar junto, certo? Eu mesma me policio para não usar o termo “ajudar”, porque isso sugere que a responsabilidade de cuidado da casa seja exclusivamente nossa, e todos os outros ofereçam apenas uma “mãozinha”. Prefiro aplicar a ideia da “colaboração”, porque todos estamos sob o mesmo teto, e cada um tem sua parcela de responsabilidade nisso. Claro, uns mais, outros menos, porque isso também depende do quanto cada um tem de tempo disponível para aplicar nessas atividades, mas é imprescindível que todos estejam juntos nessa. Sendo assim, Artur, por exemplo, é sempre convocado para arrumar a bagunça que ele faz no quarto dele e pela casa… e, aos 6 anos, ele já entende o recado! O pequeno por aqui também colabora com a manutenção da ordem da casa em geral. O importante é que cada família encontre a sua medida certa neste sentido.

2 – Dividir para conquistar, esse é o meu lema! Por aqui não existe o “dia da faxina”, porque isso significa dedicar um dia inteiro nesse tipo de trabalho. O que queremos é uma casa limpa e organizada no dia a dia, certo? Para isso é preciso fazer um pouquinho a cada dia. É muito importante saber quais tarefas são básicas e essenciais para manter a casa de pé no dia a dia, bem como definir tarefas semanais e mensais. Um bom planejamento, sendo executado consistentemente, deixa sua casa em ordem com menos esforço, e torna seu cotidiano muito mais leve.

3 – No dia a dia, procure focar numa tarefa por vez. Se você faz uma coisa, não conclui e vai para outra tarefa, desvia a atenção para a TV, e dá uma olhada nas redes sociais… a casa continuará com o aspecto de caos, e você sente-se sobrecarregada, porque nada foi feito direito. Calma! Trabalhe com foco e ordem. Escolha uma tarefa para começar o trabalho e vá para outro quando terminá-la. Ser produtiva não é fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas saber o que fazer e como fazer.

4 – Com a casa devidamente organizada, isto é, com cada coisa em seu lugar, a sensação de limpeza é quase completa, isso sem nem ter dado início a esse trabalho propriamente dito. Portanto, organize e, somente depois, limpe. Aqui vale um alerta: se colocar ordem na casa é algo que toma tempo demais, então é preciso avaliar se sua casa não está cheia de tralhas e bagunça generalizada. Livre-se de itens do tipo “vou precisar algum dia”, a exemplo de roupas, itens de cozinha, etc. Há grandes chances de que você não precise, já que isso tudo ficou sem uso até então, e o que você ganha é o acúmulo de tralhas sem fim. Não dá para manter uma casa limpa e organizada se, na verdade, ela é cheia de tralhas. Simplifique seu jeito de viver. Pense sobre isso e facilite sua vida e de sua família. Vocês merecem!

5 – Conforme for passando pelos cômodos durante o dia, e detectar algo por ali que pertence a outro espaço da casa, já leve com você e devolva ao lugar correto. Adquira esse hábito. Ok, essa não é a hora do dia dedicada a organização, mas se você já está passando por ali, por que não levar o objeto junto?

6 – Abra as janelas, deixe a luz entrar: isso recicla o ar, ilumina a casa, e dá a sensação de bem-estar. Sua casa merece, você e sua família muito mais!

7 – Faça coisas simples com regularidade, daquelas que exigem um mínimo de esforço e fazem bastante diferença: jogue o lixo fora todos os dias, evitando acúmulo e mau cheiro; coloque a roupa suja no cesto adequado pra isso, evitando pilhas delas espalhadas pela casa.

8 – Deixe o balcão do banheiro livre de bagunça. Setorize produtos: escovas e pasta + fita dental num recipiete; cremes em outro, etc. Guarde essas coisas no armário ou, se for deixar algo sobre o balcão, escolha bem o que fica lá. Isso dá a você preciosos minutos, evitando levar itens para cá e para lá na hora da limpeza e organização.

Imagem: Bench Accounting via Unsplash


Nossos Links:

Projeto Lar Bonito Lar | Projeto Bem Viver Organizada | Facebook | Instagram