Como cultivar o sentimento de paz interior?
Por: Lidiane VasconcelosDesde que descobri o poder da respiração consciente no dia a dia para experimentar a paz interior, tenho praticado sempre que possível. Sem esse exercício, o pensamento no cotidiano é repetitivo com voltas ao passado para remoer o que não tem mais jeito, e idas a ao futuro com expectativas do vir a ser, gerando ansiedade inútil sobre o que não podemos controlar. Percebe que não há como ficar bem dessa forma? Tem sido assim para você?
O que proponho é um exercício simples que vai ancorar sua atenção no aqui e agora, e a boa sensação é de paz interior. No começo a gente percebe a diferença, e é verdade que ela dura pouco tempo, mas não importa que seja rápido. O mínimo de tempo que você perceba isso é suficiente para fazê-la sentir-se muito bem, e é justamente porque a sensação é boa, que a gente sente-se motivada a praticar mais e mais, e isso vai acontecendo sem esforço, vai se tornando cada vez mais fácil. É essa prática que vai tornando o nosso dia a dia cheio de vida consciente, e isso gera alegria de viver e de nos colocar inteiras no que quer que a gente faça. O exercício é simples: perceba, conscientemente, o movimento de sua respiração em seu corpo, toda vez que se lembrar dela. Faça isso na frequência que conseguir, e perceba os benefícios transformadores dessa experiência simples, e gratuita.
Focar a atenção na respiração faz com que nos desliguemos dos pensamentos repetitivos, que vêm e vão, e nos ancoram no presente, num estado de mente calma. Essa é uma forma eficaz de nos tornar conscientes do aqui e agora, e é o que gera atenção plena. Observe o ato de respirar, prestando atenção no ar que entra, no ar que sai, e no movimento provocado em seu corpo: peito e abdômen. Basta esse exercício consciente por um breve espaço de tempo para produzir a sensação de paz interior em qualquer parte do dia. Faça isso com frequência e sinta a leveza necessária no seu cotidiano, o que acontece fora disso é ida ao passado ou ao futuro, ou seja, pensamentos que às vezes causam sofrimentos inúteis: o que passou não muda, o vir a ser é mera especulação.
Observar a respiração não envolve tensão ou esforço algum, ela acontece sozinha pois é um fenômeno fisiológico, e tudo o que precisamos fazer para nos sentirmos melhor é observá-la, apenas isso. Se a respiração estiver curtinha, perceba que ir aprofundando ela um pouco mais traz ainda mais calma, e é pela observação que isso vai se acomodando. A respiração é a prova de que você está viva! Isso é uma dádiva, então aproveite e usufrua desse presente.
A respiração consciente é uma pequena felicidade sentida, isso na medida em que você executa as atividades do dia a dia estando nelas por inteiro, te permitindo encontrar alegria de viver. Através dessa prática você faz as pazes com o cotidiano. Já imaginou sentir isso com frequência? Cabe a você decidir se vai praticar isso ou não, e experimentar essa transformação interior.
Imagem: frank mckenna via Unsplash
Nossos Links:
Projeto Lar Bonito Lar |
Projeto Bem Viver Organizada |
Facebook |
Instagram